top of page

Trabalhos científicos

Para fazer download dos anais, clique aqui

1. DO PRAZO
A data limite para o envio dos resumos/abstracts para inscrição dos trabalhos científicos foi PRORROGADA até ás 23h59min do dia 6 de março de 2016, horário de Brasília. Os trabalhos devem ser enviados para o email trabalhos.gerontec@gmail.com. Após esta data as inscrições de trabalhos científicos serão consideradas oficialmente encerradas. É obrigatório aos autores a leitura completa deste regulamento e o aceite das normas antes do envio dos resumos. No mínimo UM dos autores do trabalho científico já deverá estar com sua inscrição oficialmente regularizada no evento do ato do envio do trabalho, caso contrário a inscrição será automaticamente considerada inválida.

 

 


2. DAS CATEGORIAS DOS TRABALHOS
O resumo deverá ser incluído por um dos autores em apenas uma das duas categorias seguintes (e respectiva subcategoria), a saber:
1) CATEGORIA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS: estudos desenvolvidos com temáticas abordando preferencialmente (mas não exclusivamente) a investigação de desenvolvimentos de produtos e aplicação voltados aos idosos no âmbito da mobilidade, atividades da vida diária, robótica, etc, desenvolvidos por equipe de saúde/engenharias  ou multidisciplinar.
2) CATEGORIA GERONTECNOLOGIA: estudos desenvolvidos abordando o uso dos equipamentos, serviços, governança, ambiente controlados, inclusão digital, teleassistência e telecare, que tem como foco o idoso saudável, ativo ou frágeis.

 

 


3. REGRAS PARA A CONFECÇÃO E INSCRIÇÃO DOS RESUMOS
3.1 Formatação dos Resumos


a)TITULO DO TRABALHO. O título deve ser em letras maiúsculas e em negrito, e não deve exceder 200 caracteres (com espaços). ATENÇÃO: Obrigatoriamente, o título deve omitir informações institucionais e de autoria, de modo a ficar assegurado o anonimato durante o processo de avaliação.


b) AUTORIA APRESENTADOR DO RESUMO. Usar o modelo “Sobrenome, Iniciais” (Exemplo: Souza, ABC*; Silva, CDE). O número de coautores é CINCO, além do autor apresentador. Observados os limites de acordo com cada subcategoria, conforme item 2 deste regulamento. Os nomes dos autores não precisam estar em ordem alfabética. Usar o modelo “Sobrenome, Iniciais” (Exemplo: Souza, ABC*; Silva, CDE). 


c)INSTITUIÇÃO. responsável pelo resumo, ou aonde o trabalho tenha sido realizado. Deve ser informado apenas o nome da instituição principal e departamento aonde o trabalho tenha sido realizado. Inserir o nome da cidade e estado (CIDADE-UF) aonde o estudo foi realizado ou de onde é proveniente a instituição responsável pelo estudo.


d) CORPO DO TEXTO COMPLETO. O número máximo de caracteres por resumo é de 2500 (já incluídos os espaços), excluídos o titulo e nome dos autores/afiliação institucional e palavras-chave. O uso de abreviaturas somente será permitido se precedidos por uma menção anterior no texto. Atenção aos  Itens Obrigatórios:


-  CATEGORIA INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS: Somente serão analisados pela Comissão Julgadora dos Trabalhos Científicos os resumos desta categoria que estiverem de acordo com as seguintes regras e apresentarem os seguintes conteúdos obrigatórios:
•    Fundamentos/Introdução: o(s) marco(s) teórico(s) que deflagrou(aram) a realização do trabalho deverá(ão) ser claramente descrito(s) em uma ou duas frases.
•    Objetivos: enunciar claramente o(s) objetivo(s) do trabalho.
•    Delineamento e Métodos: OBRIGATORIAMENTE indicar o tipo de estudo (quantitativo/qualitativo, observacional/experimental, caso e controle, prospectivo/ retrospectivo, ensaio clinico, etc.). Descrever claramente a metodologia utilizada para a seleção da população, as intervenções realizadas e instrumentos aplicados.
•    Resultados: devem ser apresentados com detalhes que possibilitem a interpretação e justifiquem as conclusões. Não serão permitidos tabelas e gráficos nos resumos. Ao apresentar resultados de testes estatísticos, apresentar somente os resultados significativos.
•    Conclusões/Considerações finais: apresentar apenas as conclusões amparadas pelos dados apresentados nos resultados, e coerentes com os objetivos propostos.


-  CATEGORIA ESPECIAL (CASOS CLINICOS): Somente serão analisados pela Comissão Julgadora dos Trabalhos Científicos os resumos desta categoria que estiverem de acordo com as seguintes regras e apresentarem os seguintes conteúdos obrigatórios:
•    Fundamentação/Introdução: Estado atual do conhecimento sobre o tema apresentado e sua importância.
•    Motivo da comunicação: Razão que justifica a apresentação. Por exemplo, raridade, aspectos clínicos inusitados, evolução atípica, inovações diagnósticas e terapêuticas.
•    Relato(s) do(s) caso(s):História e evolução (caso clínico); descrição de nova técnica diagnóstica ou nova abordagem terapêutica.
•    Discussão:Argumentos sobre achados clínicos e laboratoriais, diagnósticos e tratamentos; vantagens/desvantagens de método diagnóstico/terapêutico.

 

-  CATEGORIA RELATO DE EXPERIÊNCIA: Somente serão analisados pela Comissão Julgadora dos Trabalhos Científicos os resumos desta categoria que estiverem de acordo com as seguintes regras e apresentarem os seguintes conteúdos obrigatórios:
•    Fundamentação/Introdução: Estado atual do conhecimento sobre o tema apresentado e sua importância.
•    Motivo da comunicação: Justificativa da apresentação
•    Descrição da Experiência realizada no âmbito de seus aspectos teóricos (objetivos, método, resultados e conclusão)
É obrigatória a presença no texto do resumo e farão parte da contabilização do número total de caracteres as palavras “Introdução e/ou Fundamentos”; “Objetivos”; “Métodos”, “Resultados”, “Conclusões e/ou Considerações finais”.
Não usar negrito no texto. Não utilize no resumo frases do tipo “os resultados serão mostrados”. Deverão ser incluídos agradecimentos e fontes financiadoras, caso houver,  após o resumo e antes das referências bibliográficas (até quatro referências)


e) PALAVRAS CHAVE. que deverão ser selecionadas a partir dos descritores disponíveis e existentes no DECS/MESH(http://decs.bvs.br).As bibliografias consultadas (até 3 palavras chave)

 

 


4. DA APROVAÇÃO E SELEÇÃO DOS RESUMOS
Todos os resumos que estiverem de acordo com este regulamento serão avaliados, de modo independente e sigiloso, por dois consultores titulados, membros da Comissão Julgadora de Trabalhos Científicos. Cada consultor atribuirá uma nota com base nos seguintes critérios:


•    Originalidade:
0=estudo não é original;
1=estudo original;


•    Relevância:
0 = não apresenta relevância/contribuição ao avanço das ciências da saúde, humanas e sociais aplicada;
0,5 = contribui com informações pouco relevantes;
1 = contribui com informações muito relevantes;


•    Delineamento do estudo:
2=Estudo de série de casos;
2=Estudo observacional transversal;
2=Estudo de caso-controle e ecológico;
2=Estudo de coorte e Estudo Experimental;
2=Ensaio Clínico Randomizado e Quase randomizado;


•    Qualidade na descrição dos métodos:
0 = insuficiente
0,5 = incompleto
1 = regular
1,5 = bom
2 = muito bom


•    Qualidade e clareza na apresentação dos resultados:
0 = insuficiente
0,5 = incompleto
1 = regular
1,5 = bom
2 = muito bom


•    Correlação entre os objetivos, resultados e conclusões do resumo.
0 = insuficiente, não há correlação
0,5 = incompleto
1 = regular
1,5 = bom
2 = muito bom


Ao final das avaliações será calculada a média de cada resumo, e definida a consequente seleção ou não do trabalho.
A fim de homogeneizar os critérios individuais da avaliação dos trabalhos, as notas dos avaliadores serão corrigidas a partir do índice de severidade de cada avaliador segundo a fórmula abaixo:
Nota do trabalho=10*Nota do Avaliador para o trabalho / (Maior nota do avaliador)
Por exemplo, se um dos avaliadores concedeu a todos os trabalhos que avaliou como nota máxima a nota 8, o denominador da fórmula acima será oito, e a nota do trabalho que estiver sendo avaliado será multiplicada por 10 e dividida por oito. Se o outro avaliador concedeu como nota máxima 10, o denominador também será 10, e a nota concedida será a própria nota do avaliador para o trabalho.
Os resumos que apresentarem notas extremamente discrepantes após a avaliação dos consultores serão revisados conjuntamente pela Comissão Julgadora.
Os resumos inscritos cujos trabalhos forem aprovados para apresentação farão jus ao recebimento de certificado de apresentação.  
O resultado seleção dos trabalhos será divulgado até 11/03/2016, no site do I CONGRESSO BRASILEIRO DE GERONTECNOLOGIA.

 

 


5. APRESENTAÇÃO ORAL
Os autores deverão enviar as apresentações em formato Power Point até o dia 30/03 para o email: trabalhos.gerontec@gmail.com.

As apresentações terão duração de 10 minutos, sendo 08 para apresentação do trabalho científico e 02 para  a arguição da banca avaliadora.
Não serão concedidas premiações em dinheiro aos melhores trabalhos.
Trabalhos apoiados integral ou parcialmente por instituições de fomento a pesquisa devem ter citadas a fonte de apoio.
É sugerido a todos os autores que DECLAREM se o estudo foi ou não aprovado/analisado pelo Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da instituição.
A organização do congresso não se responsabilizará pelo transporte, hospedagem e outros gastos dos autores e/ou relatores dos resumos aceitos.
ão

O autor/proponente dos resumos escolhidos para apresentação oral serão comunicados por email.

 


6. DOS CERTIFICADOS
Os certificados serão enviados por e-mail em até 5 dias úteis após o evento. Será fornecido APENAS UM certificado por trabalho, em nome do AUTOR RELATOR (apresentador), citando o nome do trabalho, a forma de apresentação e o sobrenome/iniciais dos demais autores.

bottom of page